Um pouco sobre a trama
A história conta somente sobre as origens de todo o elenco de Masou Kishin e a gênese da longa rivalidade entre Masaki Andoh e Shu Shirakawa . O enredo é dividido em duas partes: a "Parte 1" ocorre antes dos eventos de Super Robot Wars II , enquanto a "Parte 2" ocorre após o final de 4ª Super Robot Wars .
Foi um dos primeiros a não apresentar gráficos em SD (super-deformados) e a possuir um ângulo de visão de 45° do mapa (amplamente visto desde então). Também foi o primeiro a incorpora dublagem (super nintendo).
Foi lançado um remake deste game para o Nintendo DS 2010, sob o título Super Robot Wars OG Saga: Maso Kishin – The Lord of Elemental , atualizando boa parte do enredo do jogo original e trazendo/vinculando à continuidade com o resto da série Super Robot Original Generation. Em 2012 o remake foi aprimorado e portado para o PSP.
Minha experiência com este game
Apesar de eu ter realmente começado pelo primeiro game da saga (o Super Robot Wars do Game Boy), considero o Masou Kishin - The Lord of Elemental como o primeiro game da franquia SRW que comecei a jogar e a me interessar a ponto de jogar até o final. O robô Cybuster já era um "velho conhecido" em minhas lembranças, quando eu assistia na TV por assinatura o extinto canal Locomotion, onde foi exibido no Brasil o anime de mesmo nome (Masou Kishin Cybuster), legendado.